Para quem pensa em investir na casa própria, o programa do Governo Federal Casa Verde e Amarela, está substituindo o Minha Casa Minha Vida.

Nesse novo formato, o foco está em três frentes: financiamento imobiliário, regularização fundiária e melhoria habitacional, possibilitando também a reforma e ampliação de casas.

O Programa Casa Verde e Amarela, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), vai facilitar o acesso da população a uma moradia digna, garantindo mais qualidade de vida. A partir de medidas, que darão mais eficiência à aplicação dos recursos, a meta é atender 1,6 milhão de famílias de baixa renda com o financiamento habitacional até 2024.

Além do financiamento habitacional, o programa atuará com regularização fundiária e melhoria de residências, que estejam enfrentando problemas de inadequações, como falta de banheiro. A meta é regularizar 2 milhões de moradias e promover melhorias em outras 400 mil até 2024.

Após a publicação da Medida Provisória da criação do Programa, as propostas serão analisadas e aprovadas pelos conselhos curadores do FGTS e do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS). Ainda neste ano, serão publicados os primeiros editais para a contratação de regularização fundiária e melhorias habitacionais.