Quando se fala em moradia no Japão é comum se lembrar de espaços apertadíssimos, em que é preciso muita habilidade para desempenhar as funções domésticas sem esbarrar em algum móvel. Essa antiga casa em ruínas, localizada em Yokohama, é um exemplo disso.
O imóvel, antes subaproveitado, serviu de base para um projeto de remodelação, criado pelo escritório DesignatedCW, do designer austríaco Christoph Wanzel. O conceito por trás do projeto é a sustentabilidade, onde a ideia foi preservar e restaurar uma tradicional casa japonesa.
O designer dividiu a habitação ao meio, que antes servia uma só família, e a transformou em dois pequenos e luminosos apartamentos, um com 27 m² e outro com 29 m². Cada um deles é demarcado por cores, um exibe detalhes em verde e o outro, em roxo e vermelho.
Os espaços verticais foram usados ao máximo. Para isso, toda a estrutura interna foi modificada, com mezaninos, painéis e escadas de madeira. Apesar de a área ser bastante compacta, a ventilação é eficiente, pois o arquiteto criou grandes aberturas em várias partes do imóvel. Os novos apartamentos podem parecer minúsculos para nossos padrões, mas essas medidas são facilmente encontradas em moradias no Japão.
Assim, a cozinha fica no térreo, logo após o hall de entrada e, ao subir as escadas, é possível ir encontrando os outros espaços. O quarto fica logo abaixo do telhado. Além de elaborar um novo projeto de interiores, o DesignatedCW também reforçou a estrutura da casa para que ela resista a futuros terremotos e instalou equipamentos que garantem o conforto térmico nos ambientes. Incrível, não?
Deixe uma resposta