Ter um animal de estimação em casa traz muita alegria para a família, mas é extremamente importante saber cuidar do bichinho e da casa, para que esta relação seja saudável e proveitosa para todos. A primeira dica é levar os bichinhos ao veterinário, a cada 6 meses, e manter os cuidados nutricionais e a vacina em dia. Os cuidados com a higiene também são importantes e os animais, principalmente aqueles que circulam na parte interna da casa, devem ser escovados e limpos toda semana ou uma vez a cada 15 dias.

Com alguns cuidados é possível garantir a harmonia na casa. No caso de revestimento para piso prefira tapetes em vez de carpete. Os tapetes podem ser lavados, sacudidos fora de casa ou mesmo descartados, em caso de danos. O tapete absorve os odores, os pelos dos animais e absorve os resíduos trazidos da rua em suas patas, da mesma forma que ocorre com nossos sapatos. Compre tapetes de baixo custo e prefira os modelos de cerdas baixas, pois facilita muito sua substituição e limpeza.

Cuidado com os enfeites da casa. Itens frágeis e animais de estimação não podem ser colocados em contato direto. A batida de uma cauda, ou um golpe da pata de um gato ou de um cão, pode acabar causando estragos. Procure colocar os objetos mais frágeis em locais mais altos e sobre móveis que não possam ser derrubados em casos de brincadeiras mais animadas. Além disso, gatos costumam subir em móveis e derrubar os objetos que estão sobre eles para brincar. Opte por pintar as paredes com tintas de acabamento semibrilho ou acetinado. Elas são mais fáceis de limpar do que as com acabamento fosco.

Mantendo o seu animal de estimação sempre limpo, consequentemente sua casa vai ficar limpa por mais tempo. Unhas sempre aparadas não vão arranhar pisos ou estofados. Regularmente escove o pelo e dê banho em seu animal, isso vai diminuir os pelos soltos e vai evitar que eles se espalhem por toda a casa. São detalhes, que incorporados à rotina diária garantem bem estar para todos na casa.