Existem dois tipos de iluminação: direta e indireta. E para saber quais luminárias e onde utilizar cada uma, é preciso analisar cada ambiente e suas necessidades. Na iluminação indireta, temos balizadores, spots, arandelas e nichos iluminados. Assim a luz engrandece um objeto ou um canto específico da casa.
Em imóveis alugados muitas vezes a iluminação precisa ser mais pensada. Mas é possível organizar a iluminação sem precisar quebrar paredes. Nesse caso, lustres, luminárias, abajures e arandelas podem ser grandes aliadas, pois têm maior mobilidade. A chamada iluminação indireta é um recurso ainda mais interessante.
Duas dicas, para quem curte a ideia da iluminação indireta, são as fitas de led ou lâmpadas móveis de led. Elas ajudam a ambientar espaços, sendo possível criar climas diferentes em um mesmo cômodo.
Outra questão importante é a escolha das lâmpadas, pois há muitas possibilidades: incandescente, fluorescente, halógena, led, filamento. Uma dica para quem quer ambientes com um ar mais relaxante, as luzes amareladas são as ideais. Já se a ideia é de um ambiente mais desperto, como um espaço de home office, por exemplo, a luz branca é melhor.
E uma casa bem iluminada é mais aconchegante no dia a dia e deixa a vida mais interessante.
Deixe uma resposta