O futuro da humanidade está diretamente ligado a atitudes mais responsáveis em relação ao meio ambiente. Pensando nisso, arquitetos e engenheiros começaram a projetar prédios sustentáveis (Green Buildings) que, utilizando de forma racional recursos como água e energia elétrica e se preocupando com a destinação correta dos resíduos produzidos, ajudam a aumentar a produtividade e a reduzir gastos.

Prédios Verdes são construções que se preocupam com o meio ambiente, com a utilização correta de recursos naturais e com a destinação adequada de resíduos, gerando o mínimo de impacto ambiental possível.  A utilização de práticas sustentáveis parece cara, mas a economia gerada com a redução do consumo de água e de energia elétrica compensa os gastos necessários para a conversão dos edifícios já existentes ou para a construção de novos edifícios exclusivamente projetados para serem assim.

Os edifícios sustentáveis não são tão comuns no Brasil; entretanto, em São Leopoldo – RS já existe uma construção desse tipo.  O prédio da SAP Labs Brasil, localizado no campus da  Unisinos, possui  mais de 40% de materiais recicláveis, madeira certificada e mobiliário e carpetes produzidos com baixas taxas de emissão de carbono, além de ter sistemas para a reutilização de água, o  consumo inteligente de energia e a destinação correta de resíduos. 

Um belo exemplo de preocupação com o meio ambiente em nossa cidade!

Prédio Verde da SAP na Unisinos em São Leopoldo

Prédio Verde da SAP na Unisinos em São Leopoldo – RS